sábado, 12 de junho de 2010

Simão Dias




A minha cidade está em festa.Simão Dias, hoje completa 120 anos de Emanicipação Política.
O primeiro a chegar por aqui foi um vaqueiro chamado Simão Dias,vindo de Itabaiana,com um grande rebanho de gado.Antes da povoação a região pertencia á freguesia de Nossa Senhora do Lagarto e era chamada de sertão do Vasa Barris.
Segundo alguns historiadores,os índios da tribo Tapuias fugindo do Luiz de Brito,governador da Bahia que já estava de olho em nossas terras,antes de Cristovão de Barros,ergueram a sua taba no lugar que viria chamar depois de "Mata da Moita",Local onde hoje é a Igreja de Senhora Sant'Ana.
Em 1850, por Lei foi elevada a vila à freguesia de Senhora Santana de Simão Dias e criada a comarca de Simão Dias.Durante a época de comarca, o nome de Simão Dias foi trocado, ficando Anápolis em homenagem aos nomes de Ana Freire e a fundadora da capela, Ana Francisca de Menezes.E ainda como comarca,o nome de Anápolis foi extinto para Simão Dias em homenagem a seu fundador, o vaqueiro Simão Dias.
Atualmente Simão Dias tem inúmeras escolas entre elas:As Municipais, Estaduais e as particular.E sem deixar de comentar da Festa da padroeira Senhora Sant'Ana,que acontece anualmente de 17 a 26 de Julho, que atrai multidões,principalmente,durante a procissão.
Simão Dias também se consolida como o maior produtor de milho do Estado e da região.
No comércio,apresenta vários supermercados,como Supermercado Couto, M.J Supermercados,Tawanne,Letícia Souza...Várias farmácias, lojas de Calçados,confecções.
As expressões e tradições do povo simãodiense são perceptiveis nas feiras livres,através das comidas típicas (Maniçoba,mocotó e sarapatel)dos artesanatos,das festas religiosas:Grupos de Zabumba,Samba de coco,Capoeira e as tradicionais quadrilhas.
Essa é minha terra e um pouco de sua história.#)

Nenhum comentário:

Postar um comentário